Modelos e Exemplos de Fluxograma













plano de marketing





fonte:
http://www.carlosmartins.com.br/_mktplan/mktplan05.htm

Modificando contas de Usuários Windows




Para modificar uma conta de usuário no Windows, afim de alterar password, criar/deletar usuário e atribuir privilégios de administrador a um usuário, uma maneira simples e menos "gráfica" de fazer é utilizando o comando net user a partir do prompt de comando. Nesse tutorial vamos entender um pouco mais sobre o comando net user e sua sintax e aprender como alterar e criar um novo usuário.

Alguns parâmetros para o comando net user que podem ser utilizados são:
  • nome_de_usuário - É o nome da conta de usuário a ser adicionada, excluída, modificada ou exibida. O nome desta conta pode ter até 20 caracteres.
  • senha - Atribui ou altera uma senha para a conta do usuário. Uma senha deve atender ao comprimento mínimo definido com a opção /minpwlen do comando net accounts e pode conter até 14 caracteres.
  • * - Produz um prompt para a senha. Esta senha não é exibida quando digitada em um prompt de senha.
  • /domain - Realiza a operação no PDC (Controlador de Domínio Primário) do domínio atual. Este parâmetro somente se aplica aos computadores que executam o Windows NT Workstation e que são membros de um domínio do Windows NT Server. Por padrão, computadores com base no Windows NT Server realizam operações no PDC.
  • /add - Adiciona uma conta de usuário ao banco de dados de contas de usuário.
  • /delete - Remove uma conta de usuário do banco de dados de contas de usuário.
Como usar o comando net user?

Primeiramente precisamos acessar o Prompt de Comando do Windows. Para isso, clique no menu iniciar > Executar > Digite CMD > clique em Ok
Clique na imagem para ampliar

Digite o comando net user e pressione . Voçe verá os usuários cadastrados atualmente no seu sistema:
Clique na imagem para ampliar
Vamos adicionar um novo usuário. Para isso digite o comando net user /add Nome (aonde Nome é o nome do usuário que deseja adicionar):

Clique na imagem para ampliar
Pronto o novo usuáro esta criado. Agora vamos atribuir uma senha a este usuario. Para isso digite o comando net user Nome *

Clique na imagem para ampliar
Note que foi aberto um prompt de senha requisitando uma senha para o usuário. Nessa parte é aonde configuramos a senha. Basta digitar a senha, um outro prompt aparecerá para confirmar a senha. Feito isso, temos um novo usuário cadastrado e configurado com uma senha de acesso. Uma maneira fácil de checar se realmente funcionou é clicando no Menu Iniciar > Fazer Logoff > Clicar em Trocar de Usuário e testar o novo usuário criado.

Vamos ver agora como fazemos para deletar o nosso usuário

No prompt de comando digite o comando net user /delete Nome. Pressionee uma mensagem informando que o comando foi executado com êxito aparecererá.
Clique na imagem para ampliar
Faça o teste novamente e verá que o usuário não se encontra mais nas opções de login.

Para simplesmente alterar a senha de um usuário ja existente basta seguir o mesmo procedimento para adicionar uma senha, utilizando o comando net user Nome *.

Atribuindo privilégios de administrador a um usuário

Para tornar o usuário que acabamos de criar ou qualquer outro em um administrador do sistema basta usarmos o comando net localgroup Administradores /add Nome (aonde o Nome é o nome do nosso usuário. No prompt de comando digite net localgroup Administradores e pressione . Ele trará a lista de usuários com privilégios de administradores.
Clique na imagem para ampliar

Utilizando o comando sitado anteriormente (net localgroup Administradores /add Nome) iremos adicionar o nosso usuário na lista de administradores do sistema

Clique na imagem para ampliar

Para confirmar se funcionou basta digitar novamente o comand net localgroup Administradores e vera que o nosso usuário foi adicionado a lista de administradores do sistema.

Clique na imagem para ampliar

OBS.: Utilizem esse comando de maneira consciente. O mal uso desse comando não traz benefícios a ninguém. Não aconselhamos o mal uso deste comando.

Fonte: Microsoft

Book Review: Coleção Design Básico – Formato, Layout, Impressão e Acabamento, Cor, Imagem e Grids




Acabei de ler a coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, um achado para quem se interessa por design, impressão, etc. Trata-se de uma coleção de 6 livros focados em diferentes aspectos do design como Formato, Layout, Impressão e Acabamento, Cor, Imagem e Grids. Veja abaixo um pouco sobre cada um deles:

Formato

Capa do livro "Formato" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Formato (ISBN: 9788577802739, 176 páginas) foca na relação ergonômica e utilitária dos objetos de design, como o livro, o pôster, a revista, o objeto, a tela do monitor, etc. Trata-se da reflexão de como o uso de diferentes formatos com objetivos diferentes é fator importante na concepção do design.
O foco deste livro está muito mais nos materiais impressos do que em outros tipos de produtos, preocupando-se com tipos de papel, tipos de dobras, escala, encadernação, cortes, brochuras, relevos, acabamentos e vários outros detalhes do universo do design gráfico e publicitário. Apesar de ter um capítulo sobre “A tela do monitor“, trata-se apenas de 6 páginas sobre o assunto e muito bem ilustrado.

Layout

Capa do livro "Layout" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Layout (ISBN: 9788577803088, 176 páginas) é um compilado de exemplos de como a disposição e o arranjo dos elementos de texto e imagem influencia na percepção do design e do espaço que eles ocupam, considerando-se aspectos emocionais, estéticos, clareza, concisão, etc.
Aborda a introdução aos Grids (que possui um livro dedicado sobre o assunto como você verá a seguir) além de alinhamento dos elementos, forma e função, escala, estrutura. Apesar deste livro também conter a maioria dos exemplos focados no impresso, a reflexão de posicionamento e layout é universal. Os conceitos e exemplos são claramente transferíveis para web.

Impressão e Acabamento

Capa do livro "Impressão e Acabamento" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Impressão e Acabamento (ISBN: 9788577803071, 176 páginas), junto com o livro "Formato" são os dois livros basicamente focados em mídia impressa, onde o aproveitamento no universo do design para web é mínimo. Como eu vim da mídia impressa há mais de 10 anos atrás adorei rever conceitos e materiais usados na impressão e acabamento de impressos.
Tipos de impressão como offset, serigrafia, termografia, além de tipos de papeis, acabamentos, encadernação, texturas, aplicações de cores, etc são o conjunto de assuntos abordados neste livro. Esta edição possui várias páginas com tipos de acabamento e impressões diferentes. Tudo muito impecável.

Cor

Capa do livro "Cor" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Cor (ISBN: 9788577804993, 176 páginas) junto com o de "Grid" são os dois livros da coleção que eu acho fundamentais para todos os designers. O livro introduz os vários elementos essenciais do estudo de cores como sistemas e círculos cromáticos, simbolismo das cores, percepção, combinações, técnicas de aplicações, etc.
Assim como nos outros livros há também certa atenção para os impressos mas não limitando-se a isso. Achei também que, devido a complexidade do assunto, poderia ter dado mais atenção a parte teórica. Isso torna essa edição, na minha opinião, mais interessante pra quem já estudou teoria das cores e quer um belo livro de referência do que para os não iniciados.

Imagem

Capa do livro "Imagem" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Imagem (ISBN: 9788577805006, 176 páginas) é um emaranhado de conceitos e relações com a aplicação de imagens. De todos os livros da coleção, eu achei que esse foi o que mais explorou o assunto com variadas aplicações do uso de imagens.
Este livro traz conceitos como resolução, cores, canais de cores, técnicas de impressão, ilustração, fotografia, significados da imagem como processos cognitivos, semiótica, tipografia, sinédoque, metáfora, analogia, metonímia, além de usos de imagens, fotojornalismo, manipulação, montagem, enquadramento, marcação, etc. São vários os relacionamentos criados na aplicação de imagem. Possui também vários exemplos de impressos mas também em contextos onde o conceito é transponível para outras disciplinas de design.

Grids

Capa do livro "Grids" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Grids (ISBN: 9788577805228, 176 páginas) foi o meu preferido da coleção. Sou suspeito por ser apaixonado por Grids. Se você é designer de interfaces para web, pelo menos este você precisa comprar. O grid é a base sobre a qual um design é construído e organizado. O foco do livro está muito mais nos princípios e diferentes abordagens da utilização de grids do que impor um caminho prescritivo.
O livro começa com a defesa do por que usar grids e percorre os diferentes aspectos como formato, medidas, proporções, regra dos terços, simetria, grids compostos, e vários exemplos de aplicações e modelos já estabelecidos principalmente na mídia impressa.

Pontos negativos

Esta coleção da Bookman de Design Básico foi publicada incompleta. A coleção original é da editora suíça AVA Publishing e ficaram de fora o Design Thinking e o Typography, que são dois temas muito fundamentais para o design. Não sei as razões da não publicação, mas os dois temas são muito importantes na reflexão do design do que os livros Impressão e AcabamentoFormato, que são mais característicos dos profissionais focados em impressos. Se refletirmos do ponto de vista do Design como disciplina, os dois livros fazem muita falta e os outros dois citados acima, nem tanto. Estou inclusive considerando a possibilidade de comprá-los em inglês mesmo.
Outro ponto negativo para quem trabalha com web é a pegada no mundo dos impressos que a coleção possui. Apesar de ser uma reflexão sobre design, os elementos típicos da impressão estão presentes em todos os livros. Não necessariamente isso torna os livros interessantes somente para designers gráficos, mas para os profissionais de web, nem todos são importantes.

Considerações finais

O acabamento de todos os livros é muito bonito e impecável. Papel especial, principalmente no livro de impressão e acabamento onde algumas páginas estão com o tipo de papel e impressão indicado no contexto. Nenhum destes livros é um compêndio completo e esgotado sobre os assuntos propostos. Todos eles são compilações de conceitos e boas práticas que abrem a sua cabeça pra ir explorar esses assuntos em outras fontes.
Se você trabalha com web e desenvolvimento e precisa focar ou está sem grana pra comprar a coleção inteira, minha sugestão é que você compre na seguinte ordem de importância (minha opinião): Grids, Cor, Imagem, Layout, Formato e por último Impressão e Acabamento. Os livros podem ser adquiridos no site da própria editora Bookman. Em breve tem mais reviews dos livros que etsou lendo!
fonte:

Simplicidade no design: Navalha de Occam (Ockham’s Razor)


Ilustração do perfil de Guilherme de Occam

Você com certeza já ouviu falar da Navalha de Occam, mesmo que velada em algum pensamento de buteco. E com certeza você já se deparou com algum design de produto/objeto que levou em conta este princípio. E você não precisa nem ter sido leitor voraz de filosofia para entender esta idéia que foi racionalizada pelo filósofo William de Occam. É simples, eu prometo.
William de Occam (também conhecido como Guilherme de Occam ou com o sobrenome inglês “Ockham”) foi um monge franciscano que nasceu em Londres em 1285 e morreu em Munique na Alemanha em 1347, vítima da peste negra. Occam, junto com Duns Scot (1265 – 1308) e Tomás de Aquino (1225 – 1274) formam 3 dos grandes pensadores medievais escolásticos. Ou seja, para quem não se lembra, os caras racionalizaram o que puderam a fé aproximando-a da razão. Occam questionou o poder temporal da igreja, foi considerado herege pelo papa João XXII, escreveu sobre lógica, física e teologia e é considerado o precursor do empirismo inglês.
Navalha de Occam (do inglês “Ockham’s Razor”) (leia sobre a navalha de Occam na wikipedia) é um principio que diz que a explicação mais simples é a melhor, ou seja, se há várias explicações igualmente válidas para um fato, devemos escolher a solução mais simples. Nos textos de Occam ainda encontramos os trechos: pluralidades não devem ser postas sem necessidade e as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário. Esta teoria é usada em métodos científicos (dentre outras disciplinas), ela recebeu oposição de vários pensadores como Leibniz e Kant e foi usada e aplicada de várias formas ao longo da história, como por exemplo, na escolha da teoria do eletromagnetismo de Einstein no lugar da teoria do éter luminoso. Manter as coisas simples é o lema. Idéia genialmente apropriada para um franciscano!
Foto de um violoncelo de design minimalista desenhado pela YamahaNo design, este princípio reflete a idéia de que elementos desnecessários reduzem a eficiência do design de um objeto. Elementos desnecessários ao design tem o potencial de falhar ou criar problemas, escrevem Lidwell, Holder e Butler no livro “Universal Principles of design”sobre a navalha de Occam. Este princípio é aplicado, por exemplo, no design de um violoncelo minimalista da Yamaha (Yamaha Silent Cello) , onde somente as partes que são usadas como apoio ou que são tocadas em algum momento pelo instrumentista foram mantidas, e todo o restante foi retirado. Forma, função e beleza em um belo instrumento musical.
Podemos notar este princípio presente também no Google, que mantém a página de busca simples para buscas (que é o objetivo) e conseqüentemente mais eficiente. Nunca vi ninguém reclamar que pop-ups ficam brotando do Google ou que banners atrapalham suas buscas. Isso não significa que todo web site deve ser branco com um campo no meio. Tudo vai depender da quantidade de informação que você precisa organizar e do objetivo do seu site. Mas sites que focam em uma única tarefa devem considerar a navalha de Occam com certeza. E se você pensa em desenvolver para dispositivos móveis, considerando o contexto de uso e espaço de tela, simplicidade deve ser a lei.
A navalha de Occam é também o fundamento de uma metodologia de desenvolvimento de software conhecida como KISS, Keep It Simple, Stupid ou em português “mantenha isso simples, estúpido”. Se parar pra pensar, quando estiver de frente de um documento de (X)HTML ou CSS, escolha o caminho mais simples! E ai, achou a idéia simples?
fonte:

Book Review: A arte e a ciência da CSS




O livro “A arte e a ciência da CSS” é mais uma proposta bacana de avaliação de livros que eu recebo e que me surpreendeu. Dessa vez o convite veio daBookman editora de avaliar um livro do Sitepoint há pouco tempo traduzido para o português. Gostei do resultado e gostei mais ainda da iniciativa da Bookman de trazer esse livro daqueles caras. Eles são bons e tiveram uma abordagem muito interessante nesta obra.
O foco do livro são soluções práticas, ilustradas com a teoria. E não o contrário. Não espere muita teoria, mas o legal desse método é que parte do princípio que você já sabe algo e quer soluções para problemas corriqueiros na vida dos programadores de interface. Eu não recomendaria a A arte e a ciência da CSS para quem não sabe nada de HTML ou CSS. Você até poderia aproveitar algo (claro que sim!), porque o livro traz exemplos passo a passo, etc, mas te faltaria compreensão de uma massa maior. Há outros livros melhores indicados para quem quer aprender do início.
Os autores trabalham soluções para problemas como títulos, imagens, backgrounds, navegação, formulários, cantos arredondados e tabelas. E eles trabalham de uma forma explicando quais contextos e problemas você pode evitar com browsers seguindo determinada abordagem. Tudo sem lixo, hacks etc. Principalmente para quem tem medo do Internet Explorer 6 as saídas apresentadas por eles são simples e diretas.
Após terminar de ler, eu fiz um teste com o livro emprestando para duas pessoas que fizeram o curso de padrões web comigo e o resultado foi excelente, ambos gostaram e aprenderam “manhas” novas. Recomendado!
fonte:

Book Review: O Design do dia a dia de Donald A. Norman




Capa do livro O Design do Dia a DiaEstou relendo o excelente livro de Donald A. Norman, “O design do dia a dia” (Do original: The Design of Everyday Things – ISBN:8532520839 – 1º edição – Editora Rocco – 2006 – 271 páginas) e resolvi aproveitar a onda e escrever um breve book review. Este eu considero um dos melhores livros que eu já li e vale a pena uma releitura anual. E se você trabalha com design ou programação de interfaces, arquitetura da informação ou qualquer disciplina centrada no usuário (já ouviu falar deuser centered design?), este livro deve entrar agora mesmo na sua lista de prioridades se ainda não estiver.
Já ouviu falar no Nielsen Normam Group? Pouco tempo atrás eu inclusive postei um relatório de acessibilidade deles gratuito aqui. Então, o Donald A. Normam é co-fundador desta empresa ao lado do já conhecido Jakob Nielsen. Norman é professor de ciência cognitiva e ciências da computação em universidades americanas e também é autor do excelente “Emotional Design“. Ele se auto intitula como um “psicólogo cognitivista”, tanto é que o título original do “Design do dia a dia” era “The Psychology of Everyday Things” (veja mais na wikipedia sobre o autor). Qualquer influência no título foi intencional.
O livro te inspira não só a olhar para interfaces web com outros olhos, mas também para objetos ao seu redor. Na verdade a proposta do livro é fazer você olhar para o funcionamento e organização das coisas de modo geral, como uma espécie de treinamento que te fará entender melhor a interação do usuário com objetos. O foco do livro não é web, é design centrado no usuário. Alias, se você procura um livro que seja um manual “how to” que vai ter ensinar a fazer algo mais bonito, esqueça, este livro não é para você. Aqui você terá uma reflexão criativa, com muitos exemplos é claro, mas cujo objetivo é te ajudar a entender design de interação acima do superficial.
Um dos temas principais são as "affordances" ou "propiciação" presentes no design. Se você pensou em cognitivismo pensou certo. Para quem não conhece estes conceitos sugiro que, além de ler o livro, leia também o texto do Usabilidoido chamado “Propiciação e Clicabilidade“. E para instigar mais sua curiosidade, veja abaixo a lista do título dos capítulos:
  1. A psicopatologia das coisas do dia-a-dia
  2. A psicologia nas ações do dia-a-dia
  3. Conhecimento na cabeça e no mundo
  4. Saber o que fazer
  5. Errar é Humano
  6. O desafio do Design
  7. Design centrado no usuário
O livro está disponível em português e pode ser adquirido no Submarino.
Fonte: