O livro Estratégias de E-mail Marketing, do Murilo Gun e Bruno Queiroz (ISBN 978-85-7452-340-8 Editora Brasport) conseguiu cumprir dois objetivos importantes na minha opinião, comunicar uma visão mais madura e técnica que falta nos profissionais de marketing, e dar uma visão de marketing que falta geralmente naqueles que vieram da tecnologia. O livro com certeza vai ajudar na comunicação entre os dois tipos de profissionais.
O livro aborda conceitos de marketing direto para explicar o conceito de relacionamento que o e-mail marketing estabelece, fala muito bem do SPAM, marketing de permissão, manutenção de mailing, criação das peças com uma pegada técnica e entregabilidade emensuração dos resultados. Além de alguns apêndices relacionados a políticas anti-spam.
Senti falta de ver as peças de e-mail marketing e alguns gráficos que o livro possui, em cores. Nem todas ficaram muito claras e compreensíveis quando se coloca em preto e branco. Alguns dos gráficos de pizza do Google Analytics, por exemplo, ficaram ilegíveis em preto e branco. Em contrapartida eu sei que o fato do livro ser em preto e branco é fundamental para ele seja mais acessível. Nem todos os livros precisam ser como os da Taschen!
Como eu já conheço algumas ferramentas online de envio de e-mail marketing, senti falta também de um capítulo que fizesse comparação entre elas, comparando características, vantagens e desvantagens, como o Campaign Monitor, UOL Host, MailSender etc. Obter essa experiência dos autores pouparia alguns bons meses até se descobrir sozinho pequenas chatices ou vantagens que certas ferramentas possuem sobre as outras. Para aqueles que não conhecem nenhuma ferramenta de envio de e-mail marketing, o livro os deixa orfão.
Entretanto eu gostei muito do livro, recomendo tranquilamente tanto para profissionais de marketing em empresas de tecnologia, quanto para profissionais de tecnologia que precisam lidar melhor com os marketeiros das agências. Você pode adquirir o livro Estratégias de e-mail marketing pelo Submarino.
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