Book Review: 250 segredos para web designers de Molly Holzschlag


Capa do LivroSe houvesse uma eleição para diva dos web standards, a vencedora seria Molly Holzschlag. Ela é autora de mais de 30 livros sobre web standards e desenvolvimento, lider do Web Standards Project, convidada especial para o working group do HTML e GEO pela W3C e professora eventual em treinamentos e universidades sobre desenvolvimento web. Dentre várias outras coisas. Com esse curriculo ela pode ser diva do que quiser!
O livro 250 segredos para web designers (ISBN:0-7645-7708-5 – Wiley Publishing – 2004 – 433 pages) é talvez a única obra dela publicada em português (alguém me corrija se eu estiver errado). Se você não sabe inglês, esta é uma das poucas grandes oportunidades que você tem de ter contato com uma obra sobre padrões web tão completa. Este é um livro que eu não o li todo (tive oportunidade de ter contato com ele já com certa experiência) por tratar de muitas coisas básicas, mas que sempre pode ser consultado por diversão e por curiosidade.
Apesar do livro ser divido em temas, cada um dos 250 segredos podem ser consultados separadamente sem seguir uma ordem, você pode estudar os ítens que julgar serem mais importantes em um primeiro momento se tiver mais experiência. Se não tiver tanta experiência, seria interessante ler o livro do início ao fim em ordem. É um verdadeiro curso de web standards. Dos livros sobre padrões este é um dos mais grossos e abrangentes já publicados. Me parece que o mercado editorial sobre este assunto no Brasil não é muito animador, posso estar enganado, mas duvido muito que outras obras (dentre elas aquelas que tenho escrito reviews) venham a ser traduzidas e publicadas por aqui. Das obras traduzidas para o português, eu acredito que este livro e o do Zeldman sejam os mais importantes e relevantes sobre o assunto.
O livro fala de muita coisa. De ferramentas de desenvolvimento a semântica, CSS, acessibilidade, browsers, SEO e várias outras coisas. Acredite. Ela consegue ser muito prática e conceitual ao mesmo tempo. O livro está disponível em português pelo Submarino.
fonte: