Book Review: Ansiedade de Informação 2 de Richard Saul Wurman

O autor Richard Saul Wurman é um homem que inventou a própria profissão: arquiteto da informação. Ele é arquiteto (de verdade), foi professor em Princeton, Cambridge e no MIT, além de ter sido membro do Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça em 1994 entre outras coisas. Foi premiado diversas vezes pelo National Endowment for the Arts além do Prêmio Kevin Lynch do MIT pela criação dos guias de viagem ACCESS e teve sua obra reunida em exposição retrospectiva na Galeria AXIS de Design em Tóquio, no Japão. Sem falar que é autor de mais de uma centena de livros. Não é todo dia que você se esbarra com um cara desses por aí.
No livro Ansiedade de Informação 2 (Do original: Information Anxiety 2 – ISBN:8529300963 – 1º edição – Editora de Cultura – 2005 – 299 páginas) o autor eleva um pouco a responsabilidade de qualquer profissional responsável por tornar a informação mais fácil de entender e de usar. Isso vale para jornalistas, web designers, publicitários e para todos os que de uma forma ou de outra lidam com a informação e precisam tratá-la para ser usada e compreendida em um determinado contexto, seja na web, na televisão ou em um jornal.
O autor viaja por vários contextos diferentes como negócios, comunicação na empresa, conversas, mapas, educação, design etc, mostrando em cada ponto como dados podem ser transformados em informação inteligível a quem se destina. Não espere deste livro uma reflexão sobre usabilidade ou design propriamente ditos e sim um diálogo sobre como pensar sobre a própria informação. O livro está recheado com exemplos de infográficos e textos retirados de revistas que tem o objetivo de informar com clareza naquilo que se propõem.
É um livro que eu adorei ler mas para aqueles que estão acostumados apenas com tutoriais de como fazer algo e raramente lêem livros conceituais, podem não se interessar muito. Mas para quem gosta de um bom desafio sobre refletir mais sobre o próprio design e a linguagem utilizados no dia à dia do próprio trabalho, Ansiedade da Informação 2 é fantástico. O livro está disponível em português e pode ser adquirido pelo Submarino.
fonte: