Book Review: Refatorando HTML – Como melhorar o projeto de aplicações web existentes



Capa do livro Refatorando HTML - Como melhorar o projeto de aplicações web existentesJá ouviu falar de refatoração? Refatoração é a melhoria gradual de trechos de código sem alterar o comportamento da aplicação web, site, sistema, etc. O objetivo é remover problemas de código antigo e/ou ilegível (difícil de dar manutenção) para código mais moderno, claro e mais fácil de manter e de realizar manutenções evolutivas.
Dentre as razões para refatorar código podemos notar, por exemplo, a melhoria da acessibilidade, otimização de mecanismos de busca, performance, redução do tamanho de arquivos de HTML e CSS, tornar o código mais claro e fácil de dar manutenção, dar suporte a um novo browser, etc. Refatoração se faz necessária quando você precisa evoluir uma aplicação web mas você não tem dinheiro, tempo ou pessoal suficiente para reescrever a aplicação do zero. Estou falando de aplicação web, mas pode muito bem ser um blog, site institucional, etc.
Li recentemente o livro Refatorando HTML – Como melhorar o projeto de aplicações web existentes (Do original Refactoring HTML: Improving the Design of Existing Web Applications, Ano 2010, 360 páginas, ISBN 9788577806317) do autor Elliotte Rusty Haroldpublicado pela editora Bookman e achei muito bom e tenho algumas considerações.
Refatoração se faz necessária quando você precisa evoluir uma aplicação web mas você não tem dinheiro, tempo ou pessoal suficiente para reescrever a aplicação do zero.
O livro pode ser encarado como guia de consultas rápido ou um livro de estudo com uma abordagem muito curiosa. Ele tem uma abordagem focada em problemas a serem resolvidos e não na teoria. Ao invés de focar em conceitos, o livro pega dezenas de problemas do mundo real que precisam ser resolvidos e traça estratégias de resolução associando aos conceitos necessários.
Essa abordagem faz com que esse livro não seja indicado a iniciantes. Se você quer começar no mundo do desenvolvimento existem livros mais apropriadosEste é um livro para desenvolvedores intermediários e avançados. E acredite, o Refatorando HTML tem muitas abordagens maduras relacionadas a semântica de HTML, acessibilidade, performance, cache, validação etc.
O livro tem uma divisão lógica excelente. Veja abaixo a estrutura de capítulos:
Capítulo 1 – Refatoração: Descreve o que é refatoração e as razões contra e a favor. Uma aula conceitual sobre o assunto.
Capítulo 2 – Ferramentas: Analisa várias ferramentas de desenvolvimento e a contribuição de cada uma no processo de refatoração. São ferramentas de expressão regular, edição de HTML, validação, etc.
Já os capítulos 3 a 8 são divididos respectivamente pelos assuntos Documentos bem formadosValidadeLayoutAcessibilidadeAplicações web e Conteúdo. E todos esses capítulos seguem a seguinte estrutura de tópicos:
  1. Descrição / Problema: explica qual é o tipo de problema relacionado ao assunto do capítulo
  2. Motivação: considerações e defesa sobre o porque é importante refatorar nesse tipo de situação / problema
  3. Potenciais perdas e ganhos: considerações que não podem ser ignoradas ao refatorar determinado tipo de problema.
  4. Mecânica: Descrição prática (com exemplos de código) de como resolver o problema descrito.
Enfim, achei o livro excelente e me surpreendeu. No início achei bem chato, pra ser sincero, devido a essa abordagem muito prática. Mas depois que você entende a razão e a organização do livro, percebe que é a abordagem que faz toda a diferença. Vale a pena adquirir principalmente se você trabalha com equipes de desenvolvimento que dão manutenção em aplicações web.
O livro “Refatorando HTML” pode ser adquirido no site da própria Bookman ou no Submarino.
fonte: