Book Review: Projetando Web Sites Compatíveis de Jeffrey Zeldman




Capa do Livro
Demorei para descobrir que havia uma tradução do livroDesigning with web standards do Jeffrey Zeldman para o português. Trata-se do livro “Projetando Web Sites Compatíveis” publicado pela Editora Campus (ISBN 8535213279 – 2003 – 456 páginas). Não gostei da tradução do título, mas não sei se algo melhor poderia ter sido feito. Para os iniciantes que desconhecem o autor, me deixem apresentá-lo. Jeffrey Zeldman é praticamente o “guru” dos web standards. Ele é o criador do A List Apart, co-fundador do Web Standards Project e este livro e seus textos são utilizados em várias universidades ao redor do mundo. Ele ajudou a desmistificar que designs de vanguarda seguindo os padrões web e com implementações de acessibilidade, eram sites feios e impossíveis de serem feitos comercialmente. Projetando Web Sites Compatíveis, junto com o livro 250 segredos para web designers da Molly, constituem os dois maiores clássicos sobre web standards já publicados em português.
Capa do LivroNão tive contato com a versão traduzida e nunca nem estive com um exemplar em mãos. Eu possuo a versão original em inglês de junho de 2003 de Designing with web standards. Quando foi escrito, havia uma necessidade muito grande que uma apologia concisa sobre os padrões fosse feita de forma mais racional possível. Acredito que dos livros sobre padrões web, esta é a obra mais apologética e a mais fervorosa defesa dos padrões web já escrita.
O livro te guia em uma viajem de transformação entre o paradigma antigo de desenvolvimewnto para web, para uma nova visão de desenvolvimento. Na primeira parte ele explica vários conceitos básicos, inclusive o que é a W3C, e começa provando que 99,9% dos sites da internet são obseletos. Este é o ponto de partida. O livro escrito há três anos ainda é muito atual considerando-se que ainda existe muitos sites mal desenvolvidos e que ainda utilizam tabelas para estruturação.
O restante do livro é uma verdadeira saga até a iluminação, percorrendo todos os conceitos básicos necessários para entender XHTML, browsers, CSS, doctype, layouts, acessibilidade, semântica etc. O livro é recomendado para iniciantes que querem aprender o certo desde o início e também para desenvolvedores avançados que queiram uma boa aula de história de como as coisas se transformaram. A versão original em inglês de Designing with web standards e sua tradução para o português Projetando Web Sites Compatíveis, podem ser compradas pelo Submarino.
fonte: