Book Review: Coleção Design Básico – Formato, Layout, Impressão e Acabamento, Cor, Imagem e Grids




Acabei de ler a coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, um achado para quem se interessa por design, impressão, etc. Trata-se de uma coleção de 6 livros focados em diferentes aspectos do design como Formato, Layout, Impressão e Acabamento, Cor, Imagem e Grids. Veja abaixo um pouco sobre cada um deles:

Formato

Capa do livro "Formato" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Formato (ISBN: 9788577802739, 176 páginas) foca na relação ergonômica e utilitária dos objetos de design, como o livro, o pôster, a revista, o objeto, a tela do monitor, etc. Trata-se da reflexão de como o uso de diferentes formatos com objetivos diferentes é fator importante na concepção do design.
O foco deste livro está muito mais nos materiais impressos do que em outros tipos de produtos, preocupando-se com tipos de papel, tipos de dobras, escala, encadernação, cortes, brochuras, relevos, acabamentos e vários outros detalhes do universo do design gráfico e publicitário. Apesar de ter um capítulo sobre “A tela do monitor“, trata-se apenas de 6 páginas sobre o assunto e muito bem ilustrado.

Layout

Capa do livro "Layout" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Layout (ISBN: 9788577803088, 176 páginas) é um compilado de exemplos de como a disposição e o arranjo dos elementos de texto e imagem influencia na percepção do design e do espaço que eles ocupam, considerando-se aspectos emocionais, estéticos, clareza, concisão, etc.
Aborda a introdução aos Grids (que possui um livro dedicado sobre o assunto como você verá a seguir) além de alinhamento dos elementos, forma e função, escala, estrutura. Apesar deste livro também conter a maioria dos exemplos focados no impresso, a reflexão de posicionamento e layout é universal. Os conceitos e exemplos são claramente transferíveis para web.

Impressão e Acabamento

Capa do livro "Impressão e Acabamento" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Impressão e Acabamento (ISBN: 9788577803071, 176 páginas), junto com o livro "Formato" são os dois livros basicamente focados em mídia impressa, onde o aproveitamento no universo do design para web é mínimo. Como eu vim da mídia impressa há mais de 10 anos atrás adorei rever conceitos e materiais usados na impressão e acabamento de impressos.
Tipos de impressão como offset, serigrafia, termografia, além de tipos de papeis, acabamentos, encadernação, texturas, aplicações de cores, etc são o conjunto de assuntos abordados neste livro. Esta edição possui várias páginas com tipos de acabamento e impressões diferentes. Tudo muito impecável.

Cor

Capa do livro "Cor" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Cor (ISBN: 9788577804993, 176 páginas) junto com o de "Grid" são os dois livros da coleção que eu acho fundamentais para todos os designers. O livro introduz os vários elementos essenciais do estudo de cores como sistemas e círculos cromáticos, simbolismo das cores, percepção, combinações, técnicas de aplicações, etc.
Assim como nos outros livros há também certa atenção para os impressos mas não limitando-se a isso. Achei também que, devido a complexidade do assunto, poderia ter dado mais atenção a parte teórica. Isso torna essa edição, na minha opinião, mais interessante pra quem já estudou teoria das cores e quer um belo livro de referência do que para os não iniciados.

Imagem

Capa do livro "Imagem" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Imagem (ISBN: 9788577805006, 176 páginas) é um emaranhado de conceitos e relações com a aplicação de imagens. De todos os livros da coleção, eu achei que esse foi o que mais explorou o assunto com variadas aplicações do uso de imagens.
Este livro traz conceitos como resolução, cores, canais de cores, técnicas de impressão, ilustração, fotografia, significados da imagem como processos cognitivos, semiótica, tipografia, sinédoque, metáfora, analogia, metonímia, além de usos de imagens, fotojornalismo, manipulação, montagem, enquadramento, marcação, etc. São vários os relacionamentos criados na aplicação de imagem. Possui também vários exemplos de impressos mas também em contextos onde o conceito é transponível para outras disciplinas de design.

Grids

Capa do livro "Grids" da Coleção Design Básico dos autores Gavin Ambrose e Paul Harris, publicado pela editora BookmanO livro Grids (ISBN: 9788577805228, 176 páginas) foi o meu preferido da coleção. Sou suspeito por ser apaixonado por Grids. Se você é designer de interfaces para web, pelo menos este você precisa comprar. O grid é a base sobre a qual um design é construído e organizado. O foco do livro está muito mais nos princípios e diferentes abordagens da utilização de grids do que impor um caminho prescritivo.
O livro começa com a defesa do por que usar grids e percorre os diferentes aspectos como formato, medidas, proporções, regra dos terços, simetria, grids compostos, e vários exemplos de aplicações e modelos já estabelecidos principalmente na mídia impressa.

Pontos negativos

Esta coleção da Bookman de Design Básico foi publicada incompleta. A coleção original é da editora suíça AVA Publishing e ficaram de fora o Design Thinking e o Typography, que são dois temas muito fundamentais para o design. Não sei as razões da não publicação, mas os dois temas são muito importantes na reflexão do design do que os livros Impressão e AcabamentoFormato, que são mais característicos dos profissionais focados em impressos. Se refletirmos do ponto de vista do Design como disciplina, os dois livros fazem muita falta e os outros dois citados acima, nem tanto. Estou inclusive considerando a possibilidade de comprá-los em inglês mesmo.
Outro ponto negativo para quem trabalha com web é a pegada no mundo dos impressos que a coleção possui. Apesar de ser uma reflexão sobre design, os elementos típicos da impressão estão presentes em todos os livros. Não necessariamente isso torna os livros interessantes somente para designers gráficos, mas para os profissionais de web, nem todos são importantes.

Considerações finais

O acabamento de todos os livros é muito bonito e impecável. Papel especial, principalmente no livro de impressão e acabamento onde algumas páginas estão com o tipo de papel e impressão indicado no contexto. Nenhum destes livros é um compêndio completo e esgotado sobre os assuntos propostos. Todos eles são compilações de conceitos e boas práticas que abrem a sua cabeça pra ir explorar esses assuntos em outras fontes.
Se você trabalha com web e desenvolvimento e precisa focar ou está sem grana pra comprar a coleção inteira, minha sugestão é que você compre na seguinte ordem de importância (minha opinião): Grids, Cor, Imagem, Layout, Formato e por último Impressão e Acabamento. Os livros podem ser adquiridos no site da própria editora Bookman. Em breve tem mais reviews dos livros que etsou lendo!
fonte: