Book Review: Bulletproof Web Design de Dan Cederholm


Bulletproof Web Design (ISBN:0321346939 – New Riders Pub – 2005 – 280 pages) é o segundo livro escrito pelo Dan Cederholm do SimpleBitse uma obra muito interessante sobre web standards. O autor faz uma revisão de alguns passos importantes na produção de um projeto pra web que ele considera como “à prova de balas” (bulletproof). Veja umrelease da obra pelo autor em seu próprio site.
O livro é basicamente mais focado em soluções práticas mas não menospreza os conceitos. A estratégia deste livro é trabalhar os conceitos durante a exposição de uma solução a medida que um problema é abordado. Enquando o webstandards solutions foca mais nos conceitos, este livro foca mais em soluções para problemas comuns como textos, navegações escalares, floats, boxes, layouts etc. Na minha opinião as duas obras do Dan Cederholm se complementam. Enquanto Bulletproof é mais básico e tem um foco mais prático para os mais iniciantes, o Web Standards Solutions discute mais semântica e técnicas um pouco mais avançadas.
Um capítulo marcante do Bulletproof Web Design é o de número 8 (Fluid Layouts) que explica a diferenças entre floats e posicionamentos, explicando de uma forma muito didática alguns problemas comuns de posicionamento. Ótimo para iniciantes evitarem certos erros de posicionamentos que muitas vezes gastam muito tempo para compreenderem estudando sozinhos.
No último capítulo ele trabalha um estudo de caso aplicando a maioria das técnicas utilizadas no restante do livro, o que pode ser muito interessante para quem está aprendendo agora poder compreender soluções avulsas em um contexto todas juntas. A obra está disponível no Submarino somente em inglês.
fonte: