Book Review: A arte e a ciência da CSS




O livro “A arte e a ciência da CSS” é mais uma proposta bacana de avaliação de livros que eu recebo e que me surpreendeu. Dessa vez o convite veio daBookman editora de avaliar um livro do Sitepoint há pouco tempo traduzido para o português. Gostei do resultado e gostei mais ainda da iniciativa da Bookman de trazer esse livro daqueles caras. Eles são bons e tiveram uma abordagem muito interessante nesta obra.
O foco do livro são soluções práticas, ilustradas com a teoria. E não o contrário. Não espere muita teoria, mas o legal desse método é que parte do princípio que você já sabe algo e quer soluções para problemas corriqueiros na vida dos programadores de interface. Eu não recomendaria a A arte e a ciência da CSS para quem não sabe nada de HTML ou CSS. Você até poderia aproveitar algo (claro que sim!), porque o livro traz exemplos passo a passo, etc, mas te faltaria compreensão de uma massa maior. Há outros livros melhores indicados para quem quer aprender do início.
Os autores trabalham soluções para problemas como títulos, imagens, backgrounds, navegação, formulários, cantos arredondados e tabelas. E eles trabalham de uma forma explicando quais contextos e problemas você pode evitar com browsers seguindo determinada abordagem. Tudo sem lixo, hacks etc. Principalmente para quem tem medo do Internet Explorer 6 as saídas apresentadas por eles são simples e diretas.
Após terminar de ler, eu fiz um teste com o livro emprestando para duas pessoas que fizeram o curso de padrões web comigo e o resultado foi excelente, ambos gostaram e aprenderam “manhas” novas. Recomendado!
fonte: