Etapas para o desenvolvimento de um site

Hoje pretendo falar um pouco do processo de desenvolvimento de um website, o processo parece ser muito simples:
- Saber o nome da empresa;
- Saber o ramo de atuação;
- Ter a logo em corel;
- Programa instalado;
- e trabalhar!
Bom, na verdade não é bem assim, para que um projeto dê certo, precisamos ter em mentealgumas etapas.

A primeira delas:

Converse muito com o seu cliente, esta primeira etapa é chamada de Briefing, onde você irá coletar o máximo de informações possíveis sobre o trabalho a ser feito.
Na internet existem alguns modelos de briefings que você pode seguir ou modificar para suas necessidades.
Depois de coletar todas as informações do seu cliente vamos analisa-las e “obter idéias”, como fazer isso?

Segunda Etapa:

 Bom, ninguém fica embaixo de uma luz e começa a ser criativo, claro, alguns possuemmais facilidade outros não. tudo isso é um processo, onde você tem que fazer “apenas” uma coisa: navegar!, visite sites no mesmo ramo de atividade da empresa do seu cliente, veja os pontos fortes fracos do websites, e vá anotando TUDO que você achar relevante. Achou um menu legal, anote, bata foto da tela, salve e faça comentários para depois você não se perder. Acessou outro site e gostou do footer (rodapé)? bata foto da tela e anote. depois de muita pesquisa, você terá bastante material para analisar.
Ao contrario do que muita gente pensa, o lápis e o papel é fundamental no processo de desenvolvimento dos projetos.
Hora de abrir o software e meter bala no site? não.

Terceira Etapa:

Pegue lápis papel, isso mesmo, lápis e papel, e começe a fazer esboços de como ficará olayout, e não importa se você nao sabe desenhar, o importante é você conseguir monta-lodentro da sua mente e ter apenas referências no papel, para ajuda-lo no desenvolvimento depois. isso vai ajudar a você a não se perder.
Faça anotações sobre quais cores usar no footer, qual usar no header(cabeçalho/topo), tipo de fonte que você irá utilizar, cores principais, etc.

Quarta Etapa:

Depois de projetar isso, vamos projetar a navegação do site, este item é um dos mais importante. faça um pequeno mapa do site (fluxograma) de como o site irá funcionar.
Ok, mais uma etapa vencida. Briefingprojetou o layoutprojetou a navegação, agora vamos obter fotos

Quinta Etapa:

NUNCA pegue fotos do Google ou algum site comercial/institucional. para imagens existem os bancos de imagensCDs especiais para isso. Uma alternativa Free é o SXC.HU, site em inglês, basta fazer o cadastro, procurar as imagens e fazer o download.
Dica: faça busca por palavras em inglês, retorna mais resultados.
Reúna várias imagens que podem ser úteis no desenvolvimento do seu site, elas podem ajudar a dar idéias também.

Sexto Passo:

Depois de muita navegação muita imagem, começe o desenvolvimento do layout, eu recomendo a utilização do Fireworks para esta etapa, mais nada impede de você utilizar o Photoshop, Freehand, Illustrator, Corel Draw… enfim, isso vai muito do seu gosto.
Pegue o seu esboço do layout, pegue as imagens, os sites de referências e comece a montar tudo.
Tenha sempre em mente que: desde o inicio do planejamento até a finalização do layout, MUITA coisa pode mudar, não só pode, mais como realmente irá mudar.
Depois do layout finalizado, peça a opinião de algumas pessoas da área, de seus amigos, e registre todas as opiniões, isso pode ajudar você a percerber algum detalhe que passoubatido.
Fonte: http://adrianolaurindo.blogspot.com/2008/04/etapas-para-o-desenvolvimento-de-um.html
ou
http://www.10brasil.com.br/blog/?p=99