Modificando contas de Usuários Windows




Para modificar uma conta de usuário no Windows, afim de alterar password, criar/deletar usuário e atribuir privilégios de administrador a um usuário, uma maneira simples e menos "gráfica" de fazer é utilizando o comando net user a partir do prompt de comando. Nesse tutorial vamos entender um pouco mais sobre o comando net user e sua sintax e aprender como alterar e criar um novo usuário.

Alguns parâmetros para o comando net user que podem ser utilizados são:
  • nome_de_usuário - É o nome da conta de usuário a ser adicionada, excluída, modificada ou exibida. O nome desta conta pode ter até 20 caracteres.
  • senha - Atribui ou altera uma senha para a conta do usuário. Uma senha deve atender ao comprimento mínimo definido com a opção /minpwlen do comando net accounts e pode conter até 14 caracteres.
  • * - Produz um prompt para a senha. Esta senha não é exibida quando digitada em um prompt de senha.
  • /domain - Realiza a operação no PDC (Controlador de Domínio Primário) do domínio atual. Este parâmetro somente se aplica aos computadores que executam o Windows NT Workstation e que são membros de um domínio do Windows NT Server. Por padrão, computadores com base no Windows NT Server realizam operações no PDC.
  • /add - Adiciona uma conta de usuário ao banco de dados de contas de usuário.
  • /delete - Remove uma conta de usuário do banco de dados de contas de usuário.
Como usar o comando net user?

Primeiramente precisamos acessar o Prompt de Comando do Windows. Para isso, clique no menu iniciar > Executar > Digite CMD > clique em Ok
Clique na imagem para ampliar

Digite o comando net user e pressione . Voçe verá os usuários cadastrados atualmente no seu sistema:
Clique na imagem para ampliar
Vamos adicionar um novo usuário. Para isso digite o comando net user /add Nome (aonde Nome é o nome do usuário que deseja adicionar):

Clique na imagem para ampliar
Pronto o novo usuáro esta criado. Agora vamos atribuir uma senha a este usuario. Para isso digite o comando net user Nome *

Clique na imagem para ampliar
Note que foi aberto um prompt de senha requisitando uma senha para o usuário. Nessa parte é aonde configuramos a senha. Basta digitar a senha, um outro prompt aparecerá para confirmar a senha. Feito isso, temos um novo usuário cadastrado e configurado com uma senha de acesso. Uma maneira fácil de checar se realmente funcionou é clicando no Menu Iniciar > Fazer Logoff > Clicar em Trocar de Usuário e testar o novo usuário criado.

Vamos ver agora como fazemos para deletar o nosso usuário

No prompt de comando digite o comando net user /delete Nome. Pressionee uma mensagem informando que o comando foi executado com êxito aparecererá.
Clique na imagem para ampliar
Faça o teste novamente e verá que o usuário não se encontra mais nas opções de login.

Para simplesmente alterar a senha de um usuário ja existente basta seguir o mesmo procedimento para adicionar uma senha, utilizando o comando net user Nome *.

Atribuindo privilégios de administrador a um usuário

Para tornar o usuário que acabamos de criar ou qualquer outro em um administrador do sistema basta usarmos o comando net localgroup Administradores /add Nome (aonde o Nome é o nome do nosso usuário. No prompt de comando digite net localgroup Administradores e pressione . Ele trará a lista de usuários com privilégios de administradores.
Clique na imagem para ampliar

Utilizando o comando sitado anteriormente (net localgroup Administradores /add Nome) iremos adicionar o nosso usuário na lista de administradores do sistema

Clique na imagem para ampliar

Para confirmar se funcionou basta digitar novamente o comand net localgroup Administradores e vera que o nosso usuário foi adicionado a lista de administradores do sistema.

Clique na imagem para ampliar

OBS.: Utilizem esse comando de maneira consciente. O mal uso desse comando não traz benefícios a ninguém. Não aconselhamos o mal uso deste comando.

Fonte: Microsoft