Book Review: O Design do dia a dia de Donald A. Norman




Capa do livro O Design do Dia a DiaEstou relendo o excelente livro de Donald A. Norman, “O design do dia a dia” (Do original: The Design of Everyday Things – ISBN:8532520839 – 1º edição – Editora Rocco – 2006 – 271 páginas) e resolvi aproveitar a onda e escrever um breve book review. Este eu considero um dos melhores livros que eu já li e vale a pena uma releitura anual. E se você trabalha com design ou programação de interfaces, arquitetura da informação ou qualquer disciplina centrada no usuário (já ouviu falar deuser centered design?), este livro deve entrar agora mesmo na sua lista de prioridades se ainda não estiver.
Já ouviu falar no Nielsen Normam Group? Pouco tempo atrás eu inclusive postei um relatório de acessibilidade deles gratuito aqui. Então, o Donald A. Normam é co-fundador desta empresa ao lado do já conhecido Jakob Nielsen. Norman é professor de ciência cognitiva e ciências da computação em universidades americanas e também é autor do excelente “Emotional Design“. Ele se auto intitula como um “psicólogo cognitivista”, tanto é que o título original do “Design do dia a dia” era “The Psychology of Everyday Things” (veja mais na wikipedia sobre o autor). Qualquer influência no título foi intencional.
O livro te inspira não só a olhar para interfaces web com outros olhos, mas também para objetos ao seu redor. Na verdade a proposta do livro é fazer você olhar para o funcionamento e organização das coisas de modo geral, como uma espécie de treinamento que te fará entender melhor a interação do usuário com objetos. O foco do livro não é web, é design centrado no usuário. Alias, se você procura um livro que seja um manual “how to” que vai ter ensinar a fazer algo mais bonito, esqueça, este livro não é para você. Aqui você terá uma reflexão criativa, com muitos exemplos é claro, mas cujo objetivo é te ajudar a entender design de interação acima do superficial.
Um dos temas principais são as "affordances" ou "propiciação" presentes no design. Se você pensou em cognitivismo pensou certo. Para quem não conhece estes conceitos sugiro que, além de ler o livro, leia também o texto do Usabilidoido chamado “Propiciação e Clicabilidade“. E para instigar mais sua curiosidade, veja abaixo a lista do título dos capítulos:
  1. A psicopatologia das coisas do dia-a-dia
  2. A psicologia nas ações do dia-a-dia
  3. Conhecimento na cabeça e no mundo
  4. Saber o que fazer
  5. Errar é Humano
  6. O desafio do Design
  7. Design centrado no usuário
O livro está disponível em português e pode ser adquirido no Submarino.
Fonte: